top of page

Últimas Horas - Peça Teatral


Sinopse: A peça relata a vida de muitas pessoas que se dizem cristãs dentro da igreja, mas na verdade perdem seu tempo vivendo heresias. O arrebatamento é algo que todos já sabiam, só não sabiam quando...

CENA 1

Tipos de "cristãos" (Cenário de uma igreja)

(O porteiro Fernando virá juntamente com sua esposa Gabriela para abrir a igreja)

Fernando: (irritado) Já não aguento mais! Todo dia a mesma coisa... Abre igreja, fecha igreja, abre igreja, fecha igreja; eu queria ter outro cargo na igreja, esse que tenho sou o primeiro a chegar e o último a sair e ninguém me nota! Ninguém!

Gabriela: Tá bom Fernando! Você já sabe que não está fazendo em vão... Você sabe muito bem que cada um tem a sua função na casa de Deus!

Fernando: É tá bom...

Gabriela: E nós já conversamos sobre isto em casa.

Fernando: (ignorante) Tá bom Gabriela! Eu já entendi. Vá orar vá! (Gabriela entra e vai orar)

Monique: Eu já te disse filha, você tem tempo suficiente pra conversar com suas amigas e pra ficar na internet!

Ester: (chata) Eu não quero saber mãe! Só quero que você devolva o meu celular!

Monique: (assustada) Fale direito Ester! Não foi este comportamento que lhe damos! Agora é hora de cultuarmos ao senh...

Ester: (chata) Mãe! Eu já tenho 14 anos, e já sei muito bem o que eu quero da minha vida! (sarcasticamente) E pelo fato de ser uma filha de pastor, não quer dizer que eu seja uma missionaria!

Pastor: Chega Ester! Você já sabe que ultimamente vem nos decepcionando bastante né? Onde está àquela menina que amava vir pra cá? Aquela menina que tinha prazer em cantar? Que tinha prazer de acompanhar os seus pais? Se você soubesse o quanto Deus nos ama e o tamanho de suas provisões em nossas vidas, você não mediria esforços de vir Ester... Agora quando chegarmos à igreja dobre seus joelhos e peça perdão primeiramente a Deus. (Ester dá uma rabiçaca e entra na igreja)

Monique: (triste) Filha!... Paz irmão Fernando...

Pastor: A paz do senhor irmão Fernando...

Fernando: Amém! Ó pastor goteira no telhado, vai cair àquele toró de chuva, vem quase ninguém hoje...

Pastor: Estamos aqui não é mesmo? Faça sol ou chuva, devemos ofertar ao senhor todos os dias...

Fernando: Não, não, com toda certeza! Tô falando só por que passou no jornal mesmo... (pastor rir e toca no ombro, e logo após entra/orar).

Zeiva: Rafaela mulher você viu aquela roupa da Monique? Meu Deus que desnecessário...

Rafaela: Desnecessário mesmo! Ela se veste daquele jeito e ainda quer chamar atenção dizendo que está adorando... Será que Deus recebe aquela adoração?

Zeiva: Acho que não hein... Não sei pra quê vir tão arrumada, na hora do louvor ela levanta as mãos só pra mostrar as unhas...

Rafaela: Verdade! kkkkkk Todo domingo é uma cor diferente...

Zeiva: Vish!!! Olha quem está na portaria!

Rafaela: Aquele porteiro é uó né! Tá na hora de se aposentar... Não suporto olhar na cara dele...

Zeiva: E ele só fala se você falar... Você vai ver... A paz do senhor meu amado! Tudo bom?

Fernando: Tudo Ótimo bênçãos! Podem entrar... (As duas entram) Misericórdia senhor, porque o senhor deixou elas virem? Ô bando mulherzinhas fofoqueiras viu...

Geovane: (escandaloso) Hoje o culto vai ser forte! Vai ser tanto do tirinete que a terra vai tremer, as muralhas vão tudo cair... Prevejo que muita gente vai ser desmascarada... Tu crer irmão?

Ícaro: (assustado balança a cabeça) Hum...

Geovane: Fui pra um evento a qual eu preguei, sabe quantos eu salvei?

Ícaro: (irônico) Que você salvou?

Geovane: Mais de 6 mil pessoas meu jovem... Aaaaaah foi graaaaaande!... Acredita que eu fui chamado pra pregar no exterior irmão?

Ícaro: Sério?

Geovane: Tu crer? Mas, eu ainda estou pensando na proposta sabe?

Ícaro: Que bom irmão, vamos orar né?... A paz... (anda apressado)

Ícaro: Paz irmão Fernando

Fernando: Paz...

Geovane: Ripa! (Dá uma tapa no ombro) A paz terra!

Fernando: (massageando o ombro) A paz pode entrar viu...

Elane: (entra cantarolando) Grande, é senhor na cidade do nosso Deus seu santo monte...

(Em seguida entra Aline e dois tocadores)

Aline: (entojada) Aff! Hoje o ensaio foi só a misericórdia! Ninguém merece... O pastor só quer que a gente cante músicas mortas, antigas, palavra cantada... A gente tem que mudar esse repertório, se não eu não canto mais!

Mateus: Hum, mudar o repertório?

Aline: Sim! Deveríamos cantar outras letras, outras músicas sei lá...

Ryan: Eu concordo com Aline!

Mateus: Mas nós devemos cantar louvores de exaltação a Deus... Pouco se tem adorado a ele. Apesar até das boas intenções, muito do que se tem cantado hoje nas igrejas, exaltam mais a criatura do que ao Criador.

Aline: (sarcasticamente) Sério? Pois hoje é minha última participação no grupo de louvor! E me faz um favor? Não toca hoje tá? (dá uma rabiçaca e entra na igreja)

Fernando: A Paz...

Mateus: Paz do senhor...

Ryan: Paz...

Hilmara: Amor eu já não aguento mais! Todo mês você tira 10% do seu salário pra mandar pra missões em vez de colocar na conta bancária da nossa filha!

Tiago: Hilmara saiba que Deus abençoa quem dá com alegria...

Hilmara: (rir e fala sarcasticamente) É sério que você acredita mesmo nisso? Você é mesmo muito tolo Tiago, você tira das goelas pra abençoar o pastor e sua família isso sim...

Tiago: Hilmara, missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram, e com as mãos dos que contribuem... Se você não se encaixa em nenhuma dessas opções eu sinto muito; agora só não atrapalha tá bom? Em nosso país e em outros países, há pessoas que necessitam só de um gesto de amor, e eu como um cristão não posso fechar os olhos... (Olha Fernando e fala) A paz irmão Fernando...

Fernando: A paz. (quando os dois entram) Eita que o casalzinho hoje veio brigando...

Camila: Ai amigas, estou tão feliz porque vocês decidiram vir hoje!

Paula: A igreja de vocês é boa? Porque só estou vindo porque eu prometi...

Winnie: Mais ou menos sabe? Gosto mais quando é festividade...

Camila: Eu amo minha igreja, independente de qualquer situação!

Fernanda: É a primeira vez que venho a uma igreja evangélica.

Winnie: Pois você escolheu o dia errado! Passou no jornal que em alguns países houve terremotos ainda agora; Vai chover muito! Tá muito frio... Desculpa gente, mas eu não vou!

Paula: Eu também acho que não vou...

Camila: Como você vai fazer uma desfeita dessas Winnie? Justo no dia em que os jovens irão cantar?

Winnie: Desculpa meninas, mas hoje não vai dar... Você vem Paula?

Paula: Não! Eu vou...

Winnie: Tudo bem, tchau...

Camila: Vamos! (ao chegar) A Paz do senhor Fernando...

Fernando: Paz podem entrar!

OBS.: No decorrer da 1° cena, os personagens: Gabriela, Monique, Pastor, Geovane, Ícaro, Mateus, Tiago e Camila dobram os joelhos pra orar.

A personagem Ester fica o tempo todo de braços cruzados (emburrada).

A personagem Aline retoca a maquiagem, tira selfies e faz exercícios vocais.

O personagem Geovane após orar fica o tempo todo se inquieto.

Quando a personagem Fernanda chegar, Zeiva, Rafaela e Aline ficarão comentando a roupa da mesma.

CENA 2

Culto de uma igreja doente

Pastor: A paz do senhor meus amados...

Todos: Amém...

Pastor: Convido a todos a orarmos... (faz uma breve oração inicial) Quantos aqui estão alegres? (alguns levantam as mãos) Amém... O grupo de louvor já está preparado? (Olha e espera um pouco) Não?... A nossa irmã Elane tem a sua oportunidade para louvar a senhor amém?

Elane: Paz do senhor irmãos... Distante de ti senhor, não posso viver, não vale a pena existir... Escuta o meu clamor, mais que o ar que eu respiro, preciso de ti... (Enquanto Elane canta, alguns glorificam e outros mangam) Muito obrigada senhor pela tua fidelidade em minha vida! Agradeço a oportunidade em nome de Jesus...

Pastor: Amém, Deus abençoe. Agora vamos ouvir o grupo de louvor?

Aline: A paz do senhor, (espera os tocadores se organizarem e de repente já fala com autoridade) Ouça! Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vão se arrepender, (gesticula) vai estar entre a plateia e você no palco, vai olhar e ver Jesus brilhando em você, quem sabe no teu pensamento você vai dizer, meu Deus como vale a pena a gente ser fiel, na verdade a minha prova tinha um gosto amargo, mas minha vitória hoje tem sabor de mel... Receba igreja! (entrega o microfone, e enquanto ela canta Geovane corre pra filmar e Rafaela bate fotos).

Pastor: Amém irmã Aline... Agora nós vamos apresentar os visitantes... Está conosco esta noite, duas visitantes não crentes a Paula e a Fernanda, e também o nosso irmão Geovane.

Zeiva: Que já foi dessa igreja sete vezes Pastor! (algumas pessoas rir)

Pastor: Amém irmã Zeiva! O que é que os irmãos vão dizer aos visitantes...

Alguns: Sejam bem-vindos em nome de Jesus, e voltem sempre...

Pastor: Vamos ouvir o irmão Geovane, amém?

Geovane: A paz igreja! É muito bom estar aqui mais uma vez, mas é só uma visita viu irmã Zeiva! E quero dizer que grande está sendo a minha jornada, depois de muitas humilhações agora é só vitória, já tenho 13 DVD'S de pregações, inclusive ao final do culto vai estar disponível por apenas 25,90, já salvei cerca de 20 mil pessoas meus irmãos, e agora recebi uma proposta pra pregar no exterior... Peço que os irmãos orem pra que ele continue me abençoando... (Fecha os olhos e grita) Ripa! Olha Deus falando... Olha Deus falando... Ele está fechando o túmulo, e que grande está sendo o livramento na tua vida! Fecha tua boca e receba!

Pastor: (Assustado) Amém... Vamos tirar os dízimos e ofertas agora? Na palavra de Deus fala: ‘Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria’ (2 Coríntios 9:7)... (Hilmara faz caras e bocas) (pastor canta) Tu és Soberano sobre a Terra, Sobre os céus tu és Senhor, absoluto. Tudo que existe e acontece, Tu o sabes muito bem tu és Tremendo... (Enquanto o pastor canta, alguns vão ofertar. Em seguida o pastor faz uma breve oração).

Pastor: Amados, quero compartilhar com vocês uma mensagem sobre o arrebatamento; Pelos últimos acontecimentos, temos visto que a Palavra de Deus tem se cumprido. O Senhor Jesus disse: “Nos últimos dias, se levantará nação contra nação, reinos contra reinos, terremotos, fomes, pestes... É tempo de vigiarmos para não sermos pegos desapercebidos meus irmãos. Imaginem, como será o seu filho ou sua filha desaparecidos? o seu esposo ou sua esposa que acordarão, e não verão o seu cônjuge do lado? imagine o desespero das pessoas nos ônibus desgovernados, dos passageiros de carros, aviões e trens por que os seus condutores sumiram? imaginem o desespero dos hospitais, nas salas de cirurgia, por que o cirurgião ou o paciente sumiu? E principalmente meus amados, imaginem o desespero daqueles que conheciam a palavra de Deus, estavam todos os dias na igreja, faziam a obra de Deus, eram obreiros, pastores, cantores, evangelistas, mas não praticavam a Palavra de Deus... Em Mateus (Mateus 24: 12) lemos: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriarão." Temos visto isto no meio dos cristãos várias ações que demostram a falta de amor para com o Senhor e para com o nosso próximo, temos visto em nosso meio pessoas levantando falso testemunho contra aquele que é seu irmão, e isso é abominação aos olhos do Senhor (Provérbios 6: 16 a 19). Temos visto irmãos sem praticamente olhar para outros irmãos e ainda dizerem que somente se suportam! A Palavra de Deus jamais apoiou ou apoiará isso, o que esta escrito é: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Efésios 4: 2 e 3) e ainda: “Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3: 13 e 14). O arrebatamento! Este dia, vai ser um dia de grande alegria para os que vão. Mas será um dia de grande desespero para os que ficam... Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!... Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! Você pode dizer comigo? (alguns repetem, choram e glorificam) Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!... Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!... Alguém aqui deseja entregar a sua vida a Jesus?

Fernanda: (chorando) Eu! Eu quero! (alguns glorificam)

Pastor: Mais alguém?... Paula?

Paula: Não! Hoje não...

Pastor: Amanhã pode ser tarde demais Paula, Jesus te chama, ele te ama...

Paula: Não, não...

Pastor: Os irmãos estendem suas mãos... (faz uma breve oração)

OBS.: No decorrer da 2° cena, enquanto Elane canta a Aline olha para Ryan e Rafaela e começam a rir.

Gabriela, Monique, Tiago, Ícaro, Camila e o Pastor sempre glorificando.

Enquanto Aline canta, Geovane e Rafaela preparam os celulares para fotos (deixar o flash ligado).

CENA 3

O Arrebatamento

(BLACKOUT – todas as luzes se apagam, ouvem-se trombetas, músicas de suspense e gritos de desespero. Em seguida algumas luzes se acendem, e só se encontram os que ficaram e as roupas dos que foram)

Fernando: (desesperado) Ele voltou, Ele voltou! Gabriela? O que faço agora meu Deus? Eu estou perdido!

Ester: (assustada) Mãe? Pai? O que é que está acontecendo? Onde estão vocês? Perdão... Perdão...

Hilmara: (desesperada) Minha Filha! Cadê minha filha? Tiago onde está você?

Geovane: (duvidoso) O arrebatamento? é isso?

Aline: (assustada) Meu Deus! Aconteceu mesmo... O que eu estou fazendo aqui?

Rafaela: (desesperada) Ele voltou! Jesus voltou!

Hilmara: (chorando) A minha filha, ela estava aqui! Ela desapareceu alguém me ajuda?

Geovane: (receoso) Eu não acredito que isto aconteceu! Eu preciso só de mais uma chance Deus!

Zeiva: (chocada) Quer dizer que a Monique foi pro céu Rafaela?

Rafaela: (desesperada) Zeiva será que você ainda não entendeu? Jesus voltou e levou os seus... Você sabe o que será de nós agora?

Winnie: (no caminho da igreja) (curiosa) Meu Deus que apagão foi esse? O que foi isso? Que tanta gritaria, o que aconteceu com a igreja? (Desesperada) Paula o que houve? Alguém me explica?

Paula: (chorando) Elas sumiram...

Ryan: (desesperado) O arrebatamento! Jesus voltou...

Winnie: (desesperada) Jesus voltou é isso? Eu não acredito! Eu não acredito!...

Paula: (chorando) Meu Deus me ajude, e eu achando que haveria mais chances de te aceitar... Eu não quero ficar aqui sozinha neste mundo! Me dê mais uma chance? Por favor?

Geovane: (chorando) Agora é tarde!

Fernando: (chorando) Senhor, eu achava que isto nunca aconteceria...

Ester: (chorando) Eu deveria ter ouvido os meus pais! Eu fui uma burra!

Aline: (chorando) Eu não queria ficar... Eu não queria...

Hilmara: (chorando) O Tiago sempre me falou, e eu incrédula nunca acreditei! Sempre um pé no mundo e outro na igreja... Eu só queria o teu perdão...

OBS.: Enquanto falam, os personagens que ficaram pegarão as roupas dos foram.

Os personagens que foram salvos deverão sentar espalhados pela igreja para parte final da apresentação (todos com vestimentas de preferência branca).

CENA 4

Interrogando a igreja

(Neste momento estes personagens correrão desesperados por toda a igreja interrogando o público)

Geovane: Ele voltou! Ele voltou!

Hilmara: Você viu minha filha?

Ester: Você viu meus pais?

Aline: Você também ficou?

Fernando: O que você tem feito?

Paula: Meu Deus! Eu tive a chance... (aponta para uma pessoa, de preferência não cristã) Hoje quem tem é você!

Rafaela: E você? Você tem vigiado?

Winnie: Eu não estava sendo a igreja! E você? Você tem sido a igreja?

Aline: Arrependa-se! Haja como igreja!

Geovane: Pratique as boas obras!

Zeiva: É hora de acordar! Já estamos nas últimas horas!

Fernando: Como cristão você tem dormido! Será que você tem realmente cantado para Deus?

Hilmara: Nos cultos de missões eu não orava pelos missionários e nem contribuía... Você faz a sua parte?

Ryan: Quando eu ia aos cultos de doutrina, eu não ia para aprender e sim! Apenas para passar o tempo.

Zeiva: Eu? Eu ia muito aos círculos de orações, mas nunca pra orar. E você tem orado?

Winnie: Que a Lei seja sobre eles, e a graça sobre mim. Será que é de Deus o cristão orar assim?

Ester: Seus pecados crescerão enquanto você alimentá-los!

Aline: Vitória sobre os inimigos! E quem são os inimigos? Se os cristãos não deviam querer o mal de ninguém?

Paula: O único inimigo que a Bíblia aponta, Jesus venceu na cruz, agora me diz, com quem você luta contra?

Rafaela: Será que é seu vizinho, ou será o seu patrão?

Geovane: Será que é outro caminho, ou outra religião?

Todos: (em alta voz) Não!

Hilmara: Você gosta de poder, você gosta é de julgar!

Fernando: Se é disso que você gosta o diabo tem pra te dar!

Todos: (em alta voz) É hora de acordar!!!

(Todas as luzes se apagam)

OBS.: As falas ocorrem simultaneamente no tom de desespero.

CENA 5

Parte Final

(Ao som instrumental do hino ‘Teu Reino – Ministério Cristo Vivo’, os personagens salvos irão performar a primeira parte; todos com lanternas).

Criança: Os reinos se abalam, Os povos se curvam, As bocas se abrem, As mãos se levantam, Pra dizer que tu és o rei, Pra dizer que tu és o Senhor...

Criança e Gabriela: Os reinos se abalam,

Criança, Gabriela e Monique: Os povos se curvam,

Criança, Gabriela, Monique e Pastor: As bocas se abrem,

Criança, Gabriela, Monique, Pastor, Ícaro e Mateus: As mãos se levantam,

Criança, Gabriela, Monique, Pastor, Ícaro, Mateus e Tiago: Pra dizer que tu és o rei,

Criança, Gabriela, Monique, Pastor, Ícaro, Mateus, Tiago, Camila e Fernanda: Pra dizer que tu és o Senhor...

Todos os salvos: Teu Reino é sempre eterno, firmado em misericórdia, justiça e igualdade, bondade e fidelidade, a tua igreja te adora, a tua igreja te adora...

Entra todo elenco: Teu Reino é sempre eterno, firmado em misericórdia, justiça e igualdade, bondade e fidelidade, a tua igreja te adora, a tua igreja te adora...

OBS.: Conforme os personagens salvos for cantando, liga a lanterna e no refrão vão todos ao púlpito.

FIM

Personagens:

Fernando

Gabriela

Monique

Ester

Pastor

Zeiva

Rafaela

Geovane

Ícaro

Elane

Aline

Mateus

Ryan

Hilmara

Criança

Tiago

Camila

Paula

Winnie

Fernanda

+ Controles de cena

Destaque
bottom of page