top of page

Bela Canção - Peça Teatral


Sinopse: Após ser abusada sexualmente por um traficante e virar uma pessoa portadora do vírus HIV, Mag descobre que está grávida e é expulsa de casa por sua mãe. Após sofrer um acidente, ela é internada em um hospital, onde várias transformações acontecem ...

Gênero: Drama/Evangelismo

Principais Personagens:

Mag: É uma jovem de 16 anos, sempre foi cristã, e pelejava pra que sua mãe também se convertesse para o evangelho. Um dia ela foi abusada sexualmente por um traficante, mas tudo piora ao saber que virou uma pessoa gestante e portadora do vírus HIV.

Helena: Mãe de Mag, após perder o marido vira uma mulher totalmente desequilibrada e desacreditada.

Henrique: Traficante, portador do vírus HIV, e futuro pai de Esperança.

Lázaro: Pastor que faz do hospital a sua igreja. Ajuda Mag a recuperar a sua fé.

Enfermeira: Acompanha Mag nos procedimentos hospitalar.

Personagens Figurantes: 2 pessoas para controlar as cenas, 5 pessoas em festa na rua, missionária, 2 auxiliares de médicos e dançarinas para a coregrafia.

Roteiro

CENA 1

Cenário de uma sala de estar

(Mag estará sentada no chão chorando com as mãos na cabeça olhando os exames. Em flashbacks escuta vozes)

E aí gatinha? Me solta! Mag? Eu não estou com medo... Me larga! Deus me ajude! Mag sua mãe está com você? Seu pai morreu Mag! Me solte! Venha cá gatinha! Seu exame deu positivo Mag! Onde estava Deus? Deus! Você está com HIV! Eu estou com aids? Aids? Aids? Eu não estou com medo, eu consigo! Aids! Aids!

Helena: (Chega do trabalho, pega um copo de bebida, olha para Mag e rir. De forma sarcástica) kkkkk Tá ficando louca é? O que é que você tem garota?

Mag: (chorando) Mãe, preciso falar contigo ...

Helena: Se for problemas de igreja, problemas na escola ou namorado, me erra sua inútil !

Mag: (Grita) Mãe por favor me escuta !!

Helena: (Grita) Late logo! Vamos diga !!!

Mag: (Chorando) Mãe, lembra naquele dia que tentei falar contigo?

Helena: Aquele dia que você parecia uma retardada? Aham...

Mag: Mãe... (chorando com o exame na mão) Naquele dia, eu estava voltando da escola, um cara tampou minha boca e me levou pra um carro, ele abusou de mim! Eu fui abusada mãe!

Helena: (Assustada) O quê? Porque você não me disse logo? Me dá este exame!!! (Olha para o exame) Mag, você está grávida? (Dá um tapa na cara de Mag)

Mag: (Chorando) Pára mãe, pára!

Helena: E com Aids? é isso? (Joga o copo de bebida em Mag e a pega pelo cabelo) Você tem noção do que é isso garota? Porque você não me conta as coisas? Eu tenho nojo de você! Desapareça daqui imediatamente! Mata essa criança e aproveita e se mata também! Não sou sua mãe entendeu? E cadê o Deus que você tanto serve? Onde estava ele enquanto você era abusada? Onde estava ele quando seu pai foi assaltado e assassinado? Vamos me diga? Desapareça! E volte nunca mais! Entendeu? Nunca mais!

CENA 2

Cenário de uma rua

2 dias depois...

(Encenação da música - Here’s My Heart/Lauren Daigle)

(Mag anda chorando pela rua, catando lixo e comendo. Depois cai no chão e começa a chorar, vem uma missionária se ajoelha, enxuga suas lágrimas e a abraça e depois sai...)

Mag: Me ajuda Deus!... Liberta minha mãe! Me tira deste mundo cruel! Mas antes de me levar, liberta minha mãe Deus... Eu não estou com medo! Meu coração está aqui! Eu consigo...

Novamente começa a andar, e termina colidindo com um carro. (somente som)

CENA 3

Cenário de uma sala de hospital

(No cenário da sala de um hospital, o pastor já estará sentado ao lado da cama, um pouco mais Mag acorda)

Lázaro: Fique calma, você está em observação no Khairós em João Pessoa. Eu sou o pastor Lázaro, faço evangelismo aqui no hospital. Tenho permissão para ficar aqui com você na sala?

(Mag assustada toca na barriga)

Lázaro: Não, Não, Não... Não se preocupe, seu bebê está bem. Consegue falar?

Mag: Eu não preciso de pastor, Deus não se importa comigo, não perca seu tempo!

Lázaro: Você está enganada, Deus sempre está próximo e conosco.

Mag: Da última vez que pedi ajuda, ele me colocou aqui!

Lázaro: Às vezes ele é um chefe durão, mas, talvez você esteja exatamente onde deveria estar. (começa a orar) Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz, onde houver o ódio coloque o amor, onde houver a dúvida coloque a fé, onde houver a mágoa coloque o perdão.

(Mag interrompe a oração)

Mag: Pára! Pára! Pode parar de me convencer! Acha que sou idiota?

Lázaro: Não faça seu filho sofrer, porque você sofre. Há esperança Mag, Deus a pôs aqui por algum motivo...

Mag: Saia daqui agora! Você fala em sofrimento, onde estava Deus enquanto eu era abusada? Não pode me ajudar! Você acha que me conhece? Você não sabe de nada! Nada! Agora cai fora! Sai daqui!!!

Alguns dias depois...

(Lázaro entra na sala deixa uma bíblia na cama de Mag, senta ao lado da cama e começa ler a Bíblia. Com um tempinho Mag acorda)

Mag: Você por aqui?

Lázaro: Se isso está aqui (pega a bíblia) eu também estou aqui. Eu já falei com sua mãe.

Mag: Eu não pedi que falasse com ninguém por mim! Porque está tentando me ajudar?

Lázaro: É o meu trabalho.

Mag: Você é pastor! E se fosse uns dos bons estaria na sua igreja, e não aqui!

Lázaro: Esta é a minha igreja. E eu não estou pensado só em você, o que vai acontecer se sair daqui sozinha? Pra onde vai? Ser jovem e está grávida, é como ser um cata-vento, sempre que o vento muda, você não faz ideia pra onde a sua vida vai... Toma... (dá a bíblia) Quero que fique com isto. Vamos! Abra!

Mag: (abre a bíblia, respira fundo) Pastor... é... eu só... só queria... dizer, que... eu não devia ter gritado com o senhor naquele dia, quer dizer eu sei porque eu fiz isso, mas... eu não... não achei que... o senhor ia...

Lázaro: Você está me pedindo desculpa?

Mag: Não! Não tô, é sério...

Lázaro: É que me pareceu... Vamos! Leia...

Mag: (Jeremias 29:11) Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então vocês clamarão a mim, e virão orar a mim, e eu os ouvirei...

(de forma espantada, entra Helena)

Helena: Mag? Você está bem? (corre e abraça) (olha para o pastor) A paz pastor Lázaro, muito obrigada por me ajudar, muito obrigada mesmo... (abraça-o)

Enfermeira: Licença... Mag, trago a ti boas noticias, parabéns! Você está esperando uma menina hein? E ela não será portadora do HIV... (todos festejam) E como será o nome dela?

Mag: (rir) Será Esperança...

(todos festejam)

Enfermeira: Linda!!!

Lázaro: Bem, vamos deixar elas a sós?

Enfermeira: Vamos!

Helena: Mag... Eu não sei nem por onde começar, mas desde que seu pai se foi, eu não consegui ser a mesma, eu... Eu não esperei no senhor, eu sabia que seu pai era um servo de Deus, mas... (Chora) Deixei a depressão invadir o meu ser, não consegui mais arcar com as minhas responsabilidades, abandonei a igreja, me afastei de Deus, e já não te acompanhava mais. Naquele dia em que te expulsei de casa me senti tão suja, tão inútil que quase me suicidei... Filha, eu preciso do teu perdão! Me perdoa Mag? Me dá só uma chance filha?

Mag: (chorando) Eu te perdoo mãe, eu sempre orei por sua vida, eu te amo mãe...

Helena: Eu te amo minha filha! Te amo!

Mag: Me promete uma coisa?

Helena: Sim...

Mag: Toma conta da Esperança pra mim?

(Helena fica sem entender)

CENA 4

Cenário de uma sala de espera

Alguns meses depois...

(o pastor já estará sentado juntamente com Helena, em seguida chega Mag com 9 meses de gestação acompanhada da enfermeira, e todos se saúdam)

Lázaro: E aí como você está?

Mag: (falar com firmeza) Eu estou pronta...

Lázaro: Sua mãe tem algo pra lhe contar.

Helena: Filha, decorei todo o quarto pra você e para Esperança... O quarto está lindo Mag, não vejo a hora da chegada de vocês...

Mag: Mãe... Não precisava... Obrigada viu? Tenho Certeza que Esperança vai amar... Amo você mãe.

Helena: Também te amo filha...

Lázaro: Vamos continuar nosso estudo?

Helena e Mag: Vamos!

Lázaro: Quero que vocês abram em João 3:16...

(Henrique entra)

Mag: (espantada) Mãe? É ele! O que você faz aqui?

Helena: Calma filha, está tudo bem.

Lázaro: Mag... Este rapaz se chama Henrique, e devido ao seu estado de vida tem sofrido muito ultimamente, mas o melhor é saber que assim como sua mãe, agora ele pertence a luz.

Henrique: (Senta ao lado de Mag) Eu nunca tive amor de pai e mãe, (começa a chorar) minha vida sempre foi viver em abrigos, e assim como os meus pais acabei me envolvendo no mundo da prostituição e do crime. Eu não deveria ter feito aquilo, me pesa na consciência de quantas meninas hoje estão sofrendo por minha causa? Mag eu não deveria ter feito aquilo! Eu me sinto tão arrependido pelas coisas que fiz. Meu Deus... Mag, eu sei que não mereço nem a misericórdia de Deus, eu sei que não mereço... Me perdoa Mag? Me perdoa?

Mag: (coloca a cabeça no ombro de Henrique, e mão na barriga) Jesus te ama... E tem grandes planos pra você...

Lázaro: Vamos juntos recitar João 3:16?

Todos: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Momento de oração com todos)

Lázaro: Repitam comigo: Senhor Jesus, eu te confesso, como único, e suficiente, salvador da minha vida, perdoa os meus pecados, e me guia, aos teus braços de amor, a ti eu entrego a minha vida, e faz de mim um instrumento em tuas mãos. Obrigado senhor!

(Todos contentes batem palmas)

Mag: (sente contrações e coloca as duas mãos na barriga) Minha bolsa estourou...

Enfermeira: Chegou a hora Mag, Vamos! (Helena acompanha)

CENA 5

(som do parto)

Helena em voz oculta: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então vocês clamarão a mim, e virão orar a mim, e eu os ouvirei... Mag infelizmente não resistiu as dores de parto, mas estou convicta que assim como meu marido, ela está descansando nos braços do pai. Ela também deixou um lindo presente pra mim, a Esperança, minha linda neta... E com a ajuda do meu Deus, irei fazer tudo aquilo que não fiz pela Mag. Ah! O Henrique foi liberto das enfermidades, hoje ele segue fazendo missões assim como o pastor Lázaro.

Coreografia da música ''Um Amor Para Recordar - Chris Duran''

"FIM'

Trilha sonora completa da apresentação:

https://1drv.ms/f/s!Anm-hw-7vTZWgl8d-uFmkxzUHW49

PEÇA REGISTRADA! 2017 Há direitos autorais, por este e-mail jo5m@hotmail.com poderás ter autorização para usá-la, É SÓ ENVIAR UM EMAIL COM O NOME DA PEÇA.

OBS.: Caso seja feito vídeo da peça, colocar o nome do autor.

Destaque
bottom of page