Armadura de Deus - Peça Teatral
Sinopse: Jovem, rebelado contra as práticas da igreja, ignorando as instruções bíblicas, afrontando a mãe...(isso não é raro, né?). As tentações surgem, a mãe perseverante em oração (também é comum as mães sustentarem os filhos em oração). Anjos, evangelista, a própria armadura...
Personagens e Figurinos:
* Narrador ....................... um rapaz de voz firme * Um rapaz...................... primeiro mal arrumado, depois bem arrumado e por último com a Armadura de Deus * A mãe.............................. roupa simples de senhora * 5 espíritos malignos......... roupas pretas com olheiras * 5 anjos............................. roupas brancas * Evangelista...................... roupa social simples e Bíblia * Voz do tentador............... um rapaz (escondido)
Roteiro
(Apagam-se todas as luzes, e a mãe entra)
Narrador: Usem cada peça da armadura de Deus para resistir ao inimigo sempre que ele atacar, e quando tudo estiver acabado, vocês ainda estejam de pé. Mas para fazer isso vocês necessitam do cinturão forte da verdade e da couraça da aprovação de Deus. Calcem sapatos que possam fazê-los andar depressa ao pregarem a Boa Nova da paz com Deus. Em cada batalha vocês precisarão da fé como escudo para deter as flechas ardentes disparadas por Satanás contra vocês, e precisarão do capacete da salvação e da espada do Espírito - que é a Palavra de Deus. Orem o tempo todo. Peçam a Deus qualquer coisa que esteja de acordo com os desejos do Espirito Santo. Argumentem com Ele, fazendo-o lembrar-se das necessidades de vocês.
(Três luzes acesas - brancas)
A mãe esta sentada lendo a Bíblia, quando chega o filho, que vai logo dizendo: RAPAZ: É mãe você já esta ai, lendo esta Bíblia? MÃE: Sim meu filho, aqui estão todas as instruções de Deus para a nossa vida, você também deveria ler. RAPAZ: Tá louca mãe, isso é coisa pra velhos, eu sou jovem e quero aproveitar a minha vida, fui... MÃE: Oh, meu Deus, como esse menino sai assim, não faz nem um lanche e nem uma oração!
Luzes vermelhas
O rapaz sai batendo a porta. (som de porta batendo) A mãe continua no lado do palco em atitude de oração. O rapaz entra do outro lado e fica parado como se estivesse esperando uma pessoa, olha no relógio o tempo todo e faz cara de impaciência. Música de suspense.
Luz de efeito "câmera lenta" Começa a entrar os espíritos malignos, devagar em cada parte do palco. Cada espírito maligno, levará um objeto que o represente e que será entregue ao rapaz. Quando os espíritos começarem a falar, vai abaixando a música. A mãe continua em oração (em "off"), e vê tudo que acontece com o filho e sofre muito. Duas Luzes vermelhas e uma branca
MENTIRA: Olá, eu sou a mentira. Estou na sua mente e através de mim você enganará e será enganado, eu vou cauterizar a sua consciência e sua mente, você se tornará um hipócrita, viverá comigo até a hora de sua morte. (Entrega a ele um batom)
ADULTÉRIO: Minha companheira, a mentira, já esteve aqui com você e assim fica mais fácil pra você enganar sua noiva, afinal a carne é fraca não é mesmo? Pra que obedecer aquele mandamento "Não adulterarás"? Aproveite a vida meu jovem. (entrega a ele uma chave de um carro - Esse personagem usa um chapéu)
VÍCIOS: Nada como a mentira para encobrir um adultério, portanto que diferença fará se você beber, fumar ou usar drogas? Eu sou os vícios da vida moderna e atual, afinal tem tantos prazeres que você poderá alcançar com as bebidas e as drogas! Fique por cima rapaz use e abuse dos vícios. (esse personagem entra fumando "baseado" com touca na cabeça e uma bolsa/mochilinha, com uma garrafa de bebida e uma seringa - Ele deixa a seringa e a garrafa com o rapaz)
GANÂNCIA: Eu sou a ganância e quero que você venha comigo para juntos roubarmos alguém. Vamos despojá-los de seus bens ainda que tenhamos de usar a força para conseguir. Você ficará rico, terá tudo que sempre sonhou, viagens, roupas, joias, carros importados, você poderá aproveitar de tudo que o mundo lhe oferece. (Esse personagem usa uma gravata e leva várias notas/"dinheiro")
PROSTITUIÇÃO: Agora que você já experimentou da mentira, do adultério, dos vícios, da ganância, porque não se prostituir, afinal esse é um dos melhores prazeres que o mundo pode lhe oferecer, aproveite, tem muitas mulheres a sua disposição. A prostituição, fica em volta dele seduzindo e o atiçando e vai arrastando ele pra fora do palco. (Ela usa maquiagem carregada, sandália de salto e leva um lenço vermelho na mão - Esse lenço ela da ao rapaz) Luzes brancas
Música triste. (violão ou piano) Nesse instante a MÃE fica em evidencia no centro do palco e faz uma oração:
MÃE: "Senhor tenha misericórdia do meu filho, ele está sendo enganado pelos espíritos malignos, caindo nos prazeres que esse mundo oferece, ele está cego, e totalmente perdido, por favor Senhor, salve o meu filho, eu estou sofrendo muito. Clamo, pelo sangue de Jesus na vida dele, liberte-o das mãos do inimigo. Tenha misericórdia dele e faça que estes meus olhos cansados vejam a sua salvação.
(música de suspense alta e a luz piscando)
Logo após o término da oração os espíritos malignos ficam em sua volta, fazendo a maior "festa" incentivando-o a usar das suas maldades, e depois começam a falar todos ao mesmo tempo e atormentando RAPAZ. Ela não aguentando mais, tenta fugir e tampa os ouvidos fazendo expressões de que não querendo mais tudo aquilo. A mãe sofre mais ainda e clama a Deus pelo filho. Batida forte na bateria ou no teclado
Acende as luzes brancas
Entra o EVANGELISTA, que primeiro passa sem ligar para o RAPAZ, depois percebe que o RAPAZ não esta nada bem, volta e oferece ajuda e falando de Jesus pra ele. O rapaz se assusta com a chegada do EVANGELISTA, achando que ele é um dos espíritos malignos. A mãe fica feliz, ao perceber a chegada do EVANGELISTA.
EVANGELISTA: Calma rapaz! Eu só quero lhe ajudar... Nossa como você está mal, levante-se daí. O que aconteceu com você? O que fizeram a você rapaz? Olha um dia eu também estive assim e eu consegui sair dessa. Do jeito que você está levando, a sua vida você vai acabar indo para o buraco. Os VÍCIOS não servem pra nada, o álcool, as drogas e o cigarro, podem levar você a morte, o ADULTÉRIO, pode lhe trazer consequências graves para a sua saúde, você pode encontrar alguma que pode lhe passar algum tipo de doença, a MENTIRA, não lhe traz nenhum crescimento, só faz com as pessoas não acreditem mais em você, a GANÂNCIA, dinheiro fácil, corrompem totalmente uma pessoa e nada disso é para você!
Os espíritos malignos, se afastam por um momento, ficando encolhidos num canto, meio com medo, tampam o rosto, e a medida que o RAPAZ, vai aceitando a palavra do EVANGELISTA eles vão pegando os seus objetos e vão indo embora.
EVANGELISTA: Você gostaria de sair dessa vida rapaz? Veja, existe uma pessoa que me ajudou um dia e que pode ajudar você também. Somente Ele tem poder e pode nos libertar de todos os males dessa vida.
RAPAZ: Quem é Ele, eu quero conhecer esse cara, me ajude por favor, eu não quero mais essa vida, me ajude... Fala ansioso, com muita vontade mesmo.
EVANGELISTA: Calma, calma, o nome dele é Jesus.
RAPAZ: Jesus, Jesus? Eu quero esse Jesus, o que faço para que mude a minha vida? Por favor, por favor eu preciso desse cara!
EVANGELISTA: O que você precisa fazer, é só repetir algumas palavras. Porque na palavra de Deus diz, que se você confessar a Jesus com sua boca, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. E diz mais: que aquele que invocar o nome de Jesus será salvo.
RAPAZ: Claro, claro, eu faço qualquer coisa mas eu quero sair da vida que estou levando e eu acho que a minha mãe já me falou desse tal de Jesus.
EVANGELISTA: Então repita comigo: "Senhor Jesus eu confesso com a minha boca que só Tu és o meu Senhor, e creio de todo o meu coração que Tu ressuscitastes dentre os mortos. Lava-me com o Teu sangue e perdoa todos os meus pecados. Escreve o meu nome no livro da vida e no meu coração coloca o teu Espirito Santo. Qualquer consagração que eu tenha feito a ídolos e a outros deuses está sem efeito no nome de Jesus. Amém.
RAPAZ: Puxa! Como estou me sentindo bem agora! Estou mais leve! Muito obrigado mesmo, por ter me ajudado. Agora sim estou bem melhor!
EVANGELISTA: Claro, que sim. Nesse momento lá no céu esta havendo uma grande festa porque nasceu de novo, você é uma nova criatura em Cristo Jesus. Posso orar por você agora?
RAPAZ: Sim.
EVANGELISTA: Senhor Nosso Deus, eu coloco a vida desse rapaz agora em teu altar, guarda a sua vida de todo ataque das trevas, que ele agora Senhor possa firmar os teus passos no Senhor. Lendo a palavra de Deus e crescendo cada vez mais no Senhor. Que ele seja transformado completamente. De a ele Senhor forças para resistir as tentações e que ele fique firme no Senhor. Amém.
O último espirito é a PROSTITUIÇÃO. Quando ela vai pegar o seu objeto, não consegue porque o RAPAZ, vai pender como pé o objeto, (lenço) não deixando que a PROSTITUIÇÃO leve o objeto. O RAPAZ coloca o lenço no bolso disfarçadamente sem que o EVANGELISTA veja. Então a PROSTITUIÇÃO, sai com um sorriso nos lábios. (Isso é a prova que não houve a renovação na mente do RAPAZ, ele deixa uma "brecha" para o inimigo.)
A mãe fica um pouco preocupada, e ora ainda mais.
Música: "Quero celebrar..." (começa alto e depois abaixa)
O RAPAZ e o EVANGELISTA, continuam no palco no início da música. Abraçando-se, e festejando por uns momentos, depois saem.
Nesse momento o rapaz sai para trocar de roupa, tipo social
A mãe então nesse momento vai orar, durante a música, clamando a Deus pelo seu filho.
MÃE: Oh! Senhor Jesus, muito obrigada pela salvação do meu filho! Obrigada meu Deus porque o Senhor me ouviu, atendeu a minha oração e minhas súplicas, enviando esse evangelista para falar de Jesus pro meu filho! Ajude o meu filho, agora, a crescer nos caminhos do Senhor. Para que ele possa estar firme e resistir a ciladas do inimigo! O Senhor sempre ouve a oração de um justo. E eu tenho procurado andar nos seus caminhos oh Pai! Eu tenho orado e jejuado pela vida dele.. Quantas mães estão chorando! Quantas mães estão de joelhos agora, orando pela salvação de seus filhos. Quantos jovens estão perdidos nas drogas, na mentira, no adultério, nos vícios, na ganância, perdendo dinheiro na jogatina, perdidos na prostituição. Tenha misericórdia desses jovens Senhor, atenda as oração dessas mães que tem suplicado a Ti pela salvação de seus filhos. Assim como o Senhor fez com o meu filho salva os jovens. E mais uma vez obrigada pela salvação do meu filho, em nome de Jesus. Amém.
Nesse momento o RAPAZ, volta todo arrumado com a Bíblia na mão, mas o lenço da PROSTITUIÇÃO, esta no seu bolso.
Narrador: Eis que o semeador saiu a semear e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.
O RAPAZ durante a narração, esta tentando ler a Bíblia mas fica na dúvida entre ler a Bíblia e cheirar o lenço da PROSTITUIÇÃO. Aos poucos ele vai desistindo da Bíblia e agarra-se ao lenço.
VOZ DO TENTADOR: Há, há, há! (3x) Então você gostou disso não é mesmo? Você deixou uma oportunidade para que eu pudesse agir em sua vida, e eu não vou perder tempo, vou enviar os meus subordinados para lhe oprimirem mais do que antes, afinal sua casa esta bem limpa agora, não posso perder essa chance.
A MÃE, nesse momento se assusta e sofre porque o filho caiu no pecado novamente, e começa a orar (em "off") pelo seu filho.
Ao ouvir a voz do TENTADOR, o RAPAZ, se assusta um pouco, mas não dá muito importância.
Narrador: Quando um demônio é expulso de um homem, vai para os desertos, procurando descanso ali; porém não achando, volta para a pessoa que ele deixou, e descobre que sua antiga morada, está toda varrida e limpa. Então vai e procura outros sete demônios piores do que o primeiro, e todos entram no homem. Assim o homem fica numa situação sete vezes pior que a antiga.
Luzes de piscar.
Música de suspense, começa baixo e vai aumentando até a entradas dos espíritos malignos, eles chamam mais outros espíritos e começam juntos a atormentar o rapaz, jogando ele para todos os lados, rindo alto e gritando os seus nomes até que com um toque forte no teclado ou bateria o rapaz grita pelo nome de Jesus. Os espíritos saem correndo.
Duas luzes azuis e uma branca
Música: "Primeiro amor..." instrumental
O RAPAZ, cai de joelhos, sofrendo chorando muito alto e clamando por socorro, muito arrependido e começa a orar.
RAPAZ:: Pai, pequei contra o céu e diante de Ti; já não sou digno do Senhor; tenha compaixão de mim ó Deus, perdoa os meus pecados: a mentira, o adultério, a ganância, a prostituição e todos os vícios. Eu não suporto mais, tanta opressão e sofrimento que pesam nos meus ombros. Na tua palavra diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." Senhor Jesus, eu estou envergonhado de tudo que fiz e muito arrependido. Eu me sinto fraco e abatido, aflito, sozinho, todos me abandonaram, ninguém se importa comigo. Ajude-me Senhor Jesus, eu quero assumir um compromisso real Contigo agora...
Música, no piano ou violão. (cantada) "Primeiro amor..." uma vez só.
O RAPAZ fica no palco o tempo todo, chorando até a música acabar
Música: Trombetas (CD da Igreja Batista da Lagoinha)
Vira a luz azul, para a entrada dos anjos, primeiro a porta estará fechada, depois aberta
Luzes de "neon" roxas (fluorecentes)
Soltar fumaça...
Nesse instante entram os anjos carregando com a armadura de Deus.
Luzes fluorescentes, fumaça branca, luz branca no RAPAZ que esta no palco, agora ajoelhando em um joelho só.
A música vai abaixando aos poucos quando os anjos começam a falar.
ANJO UM: Veste agora a couraça da justiça e prenda com o cinturão da verdade, você estará protegendo o seu lombo e o seu coração, porque dele é que procede todo o engano e a mentira.
ANJO DOIS: Calcai os teus pés com as botas da preparação do evangelho, para que você possa andar depressa ao pregar a Boa Nova da paz com Deus. Vai contar ao mundo o que Jesus fez por ti um dia, você será fortalecido e não vacilará os teus pés.
ANJO TRÊS: Esse é o escudo da sua fé. Com ele, você poderá defender-se contra os ataques de satanás, use-o sempre que se sentir ameaçado pela incredulidade, pela incerteza e pelo medo.
ANJO QUATRO: Receba agora o capacete da salvação e não se conforme com este século, mas seja transformado pela renovação da sua mente, através da leitura, estudo e a prática da palavra de Deus, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em sua vida de agora em diante. E lembre-se: nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
ANJO CINCO: Esta é a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, nela encontrará todas as respostas, não andará mais em trevas e poderás destruir toda potestade e todo dominar deste mundo. Orando sem cessar, vigiando porque o diabo, vosso adversário anda em derredor procurando a quem possa tragar.
O RAPAZ se levanta, todo vestido com a armadura de Deus, a sua mãe se coloca ao seu lado, feliz, os anjos permanecem em redor do RAPAZ.
MÃE: Glória a Deus! Aleluia! Meu filho como você está bonito! Agora você está revestido da Armadura de Deus e nada e nem ninguém poderá contra você. Nenhum espírito das trevas poderá contra ti ! Agora você esta fortalecido no Senhor e na força do Seu poder. Você agora esta firme contra todas as cilada do inimigo. A sua mente foi renovada pelo poder que há no nome de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador! E é assim que todo cristão deve permanecer, inabalável diante de toda luta e só podemos conseguir isso quando renovamos a nossa mente, através da leitura e pratica da palavra de Deus. Vestidos com a Armadura de Deus nada e nem ninguém poderá nos resistir e assim vamos cumprir o ide que Jesus nos ordenou!
E se você ainda não se alistou no exercito de Deus, faça isso agora mesmo, não deixe essa oportunidade passar em sua vida, vista-se agora da Armadura de Deus.
Música: "Esse é um tempo de festa..." (CD da Igreja Batista da Lagoinha)
Todos os atores entram e começa cantar e festejar, convidando a igreja a louvar a Deus.
''FIM''